FÍSICA - Estudo dos fluidos
Arquimedes nasceu em 287 a.C., Sicília, e possuía uma grande habilidade para as Ciências. Um dia deparou-se com um problema proposto pelo Rei que, ao encomendar uma coroa de ouro para homenagear uma divindade, suspeitou que o ourives o enganara, não utilizando o ouro que lhe fora enviado, em sua confecção. Para tentar resolver este problema, Arquimedes desenvolve o Princípio que leva o seu nome, no qual conclui que os fluidos exercem uma força chamada empuxo nos objetos nele imersos que pode ser calculado pela seguinte relação Utilizando a relação citada, determine o empuxo que ocorre com uma barra de ferro total submersa em um recipiente contendo água, sabendo que suas dimensões são de
Considere g = 10 m/s2 e despreze quaisquer outras forças atuando nesse momento.
Dado: massa específica da água 1 g/cm3 = 1.000 kg/m3
Imagine que um astronauta leve um balão de aniversário para a Lua. Esse balão subirá?
A) Sim, pois ele ainda será mais leve que o ar.
B) Somente subirá se ele estiver preenchido com gás hélio.
C) Não, pois ele sofre uma ação gravitacional maior.
D) Não, pois ele depende da atmosfera para subir e, na Lua, a atmosfera é desprezível.
E) Sim, da mesma maneira que ocorre na Terra.
O sistema de freios hidráulicos funciona quando o êmbolo que se encontra abaixo do pé é acionado, sendo aplicada uma força de 1 kgf pelo pé do motorista. O êmbolo possui área de 4 cm2 e por um sistema de tubos e pressão consegue produzir uma força maior em um êmbolo de 144 cm2. Determine o valor da força produzida no veículo pelo acionamento dos freios.
No estudo da Astronomia existem alguns dados significativos dos planetas, como massa, raio e densidade. Abaixo, a tabela mostra alguns valores desses dados relacionados ao Sistema Solar.
Comparação entre massa, tamanho e densidade dos planetas internos e externos.
Observação: RT = 6.378 km e MT = 5,98 × 1024 kg
Dos planetas listados na tabela, qual possivelmente não afundaria se fosse possível colocá-lo em um recipiente contendo água?
(Dado: densidade da água 1.000 kg/m3)
A) Todos os planetas.
B) Somente Mercúrio, Terra e Vênus.
C) Nenhum dos planetas.
D) Somente Júpiter e Urano.
E) Somente Saturno.
Considere uma massa de 26 g de glicerina, cujo volume é 20 cm³. A densidade da glicerina em kg/m³ é:
Um experimento muito comum nas feiras de ciências para mostrar a densidade de sólidos e líquidos é acrescentar um ovo cru em um recipiente contendo uma certa quantidade de água que permite avaliar se esse ovo afunda ou sobrenada. Quando a água que está no recipiente é a água pura, o ovo afunda sem problemas. Porém, se acrescentada uma certa quantidade de sal, o ovo começa a subir e chega até mesmo a sobrenadar. Isso acontece também no Mar Morto, no Oriente Médio, onde, devido à grande concentração salina ninguém consegue afundar nas suas águas, tendo diferença na densidade em relação ao corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o Mar Morto tem quase 300 gramas.
Dentre as alternativas abaixo, qual explica corretamente o efeito da adição do sal na água em relação à densidade?
A) Quanto mais salgada a água, maior a massa por unidade de volume e, portanto, mais densa a solução.
B) Quanto mais salgada a água, menor densidade do material, devido ao fato de ter menos água.
C) O sal não altera diretamente a densidade da água e sim, a sua temperatura.
D) A densidade da água possui o valor de 1.000 kg/m3 não tendo variação quando um objeto, ou mesmo o sal, é colocado nela.
E) Devido a anomalia da água, o sal diminui a temperatura da água, tornando-a menos densa.
A figura abaixo mostra dois blocos idênticos apoiados sobre uma mesa, um horizontalmente e o outro verticalmente.
Qual dos blocos exerce maior pressão sobre a mesa?
A) Não se pode determinar, pois não conhecemos a densidade dos blocos.
B) Não se pode determinar, pois não conhecemos a massa dos blocos.
C) Os dois blocos exercem a mesma pressão.
D) O bloco A.
E) O bloco B.
Existe na natureza e em alguns processos do dia a dia substâncias denominadas coloides ou dispersão coloidal. Essas substâncias estão presentes nos produtos industrializados como gel, pasta, cola, gelatina, cerveja e amido, ou processos importantes para a vida, como o sangue e alguns alimentos. São sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm, ou seja, ela se refere a sistemas contendo tanto moléculas grandes como partículas pequenas.
As propriedades dos coloides dependem fundamentalmente de dois fatores:
- Do tamanho médio das partículas;
- Do fenômeno de absorção, que é a retenção de moléculas e íons na superfície da partícula coloidal.
Por isso, muitos coloides podem ser classificados como fluidos nos quais suas moléculas desenvolvem o Movimento Browniano, ou seja, o movimento aleatório das partículas num fluido como consequência dos choques das moléculas do fluido nas partículas.
Se uma substância, apesar de ser um coloide, for analisada como um fluido, qual das propriedades físicas abaixo pode ser relacionada a essa substância, ou a qualquer outro fluido, para diferenciá-lo de um sólido?
A) Ser duro e maleável.
B) Ter grande força de atração entre suas moléculas, tendo formato próprio.
C) Não se deforma, pois resiste a esforços tangenciais.
D) Se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando quão pequena possa ser essa tensão.
E) Resiste à deformação e apresenta pouca capacidade de fluir.
Em uma aula prática de hidrodinâmica, parte da Física que estuda as propriedades e o comportamento dos líquidos e gases em movimento, um grupo de alunos utilizou 5 materiais diferentes (não miscíveis em água) para a determinação de suas densidades em relação à da água. As suas medidas estão relacionadas nos itens a seguir.
Qual (is) dessas substâncias deverá(ão) afundar se colocada(s) em um recipiente com água?
Dado: densidade da água = 1 g/cm3
Substância I – massa: 300 g; volume: 400 cm3
Substância II – massa: 500 g; volume: 600 cm3
Substância III – massa: 200 g; volume: 100 cm3
Substância IV – massa: 50 g; volume: 40 cm3
Um sistema hidráulico utiliza a água em um tubo de formato em U para levantar um objeto bem maior que ele do outro lado, através de um êmbolo circular colocado na superfície do líquido. Sabe-se que o êmbolo que receberá a força tem área circular de 20 cm2 e receberá uma força de 100 N. Determine o raio do êmbolo maior para que ele consiga levantar uma força de 3.000 N.
Um tubo totalmente preenchido com óleo tem uma abertura com o dobro da área da outra abertura (na outra extremidade do tubo). Esse tubo possui dois êmbolos, um em cada abertura. Se for aplicada uma força FA no êmbolo A de menor área, o módulo da força transmitida ao êmbolo B:
A) será o dobro do módulo da força aplicada no êmbolo A.
B) será a metade do módulo da força aplicada no êmbolo A.
C) terá o mesmo módulo da força aplicada no êmbolo A.
D) será nulo.
E) terá módulo inferior ao da força aplicada no êmbolo A, impossível de ser calculado.
O sangue é um fluido essencial para o corpo humano. Ele precisa percorrer todo o corpo humano utilizando veias e artérias para essa movimentação.
A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias, decorrente do movimento de bombeamento do coração impulsionando em média, cerca de 70 mL de sangue a cada ciclo cardíaco, seu valor está na ordem de 80 mmHg/120 mmHg.
Uma alimentação com muito sal e fritura, obesidade, colesterol alto, fatores genéticos e diabetes, sem deixar de lado o estresse, são fatores que influenciam para o aumento nos valores dessa pressão.
Marque a alternativa correta em relação ao texto acima.
A) A pressão em um fluido é distribuída por todo o fluido, inclusive nas paredes das artérias.
B) A pressão arterial não tem relação com a pressão do fluido sanguíneo.
C) A pressão arterial dita: 8 por 12 se refere a unidade de medida atm.
D) Não é a pressão que movimenta o sangue nas artérias e sim a aceleração da gravidade local.
E) Os valores citados de 80 mmHg e 120 mmHg se referem a valores de densidade do sangue quando passa pelas artérias.
Durante uma brincadeira em sua casa, uma adolescente começa a pingar algumas gotas de água sobre uma moeda e percebe que nessa superfície cabem muito mais gotas de água que ela poderia imaginar. Ao procurar saber o real motivo científico de tantas gotas conseguirem ficar estabilizadas sobre uma superfície tão pequena, ela concluiu que isso ocorre por causa:
A) da tensão superficial das gotas de água.
B) dele ser um líquido absorvente.
C) da repulsão entre suas moléculas.
D) do metal ter alta capacidade térmica.
E) do Princípio de Pascal.
A água, substância mais presente em nossas vidas e da qual dependemos para a nossa sobrevivência, possui uma anomalia na sua dilatação entre as temperaturas de 0 °C e 4 °C. Toda substância ao ser aquecida aumenta suas dimensões, tornando-se mais leve; entretanto, quando resfriada diminui suas dimensões, tornando-se mais densas. A água, por outro lado, entre essas duas temperaturas desenvolve uma dilatação invertida, ou seja, reduz suas dimensões ao ser aquecida e aumenta suas dimensões ao ser resfriada.
Essa anomalia explica alguns fenômenos que ocorrem no nosso dia a dia, como o congelamento somente das superfícies dos rios no inverno, refrigerantes estourarem se esquecidos no congelador, entre outros. Mas um dos fenômenos mais interessantes é a formação dos icebergs, pois a água é um dos poucos materiais que, quando no estado sólido, consegue sobrenadar no seu próprio líquido.
Esse fenômeno está relacionado a qual grandeza física da substância?
A) A densidade do sólido é maior que a densidade do líquido, por isso ele sobrenada.
B) O volume do sólido é maior que o do líquido, o que diminui sua densidade, por isso ele sobrenada.
C) A temperatura do sólido é maior que a do líquido, por isso ele sobrenada.
D) Não há qualquer relação com alguma grandeza física, por isso às vezes sobrenada e às vezes afunda.
E) A massa do sólido é menor que o do líquido, por isso ele afunda.
Em uma piscina olímpica, dois nadadores estão participando de um treinamento quando um deles mergulha a uma profundidade de 500 cm. Outro mergulhador resolve mergulhar atrás do primeiro e afunda até uma profundidade de 10 pés. Determine a diferença entre as pressões sofridas pelo primeiro nadador em relação ao segundo nadador que o seguiu.
(Dados: g = 10 m/s2; densidade da água = 1 g/cm3; 1 pé = 30 cm; 1 atm = 1 × 105 N/m2)
O mergulho realizado com oxigênio considerado o mais profundo do mundo, feito no Mar Vermelho em 2014, atingiu uma profundidade de 332,35 metros.
Determine a pressão total exercida no mergulhador durante esse mergulho.
(Dados: g = 10 m/s2, densidade da água = 1.000 kg/m3, pressão atmosférica = 1 atm)
Qual é a diferença de pressão entre os pontos A e B, indicados na figura? (Dados: densidade do líquido d = 1.200 kg/m³ g = 10 m/s²)
A) 800 Pa.
B) 2.700 Pa.
C) 2.400 Pa.
D) 1.200 Pa.
E) Não há diferença de pressão entre A e B.
Quanto mais alto o local, mais baixa a pressão exercida pelo ar, e o oxigênio tem diminuição proporcional à pressão. No gráfico abaixo estão relacionados alguns valores de pressão e altitude em relação ao nível do mar. Determine o valor da pressão atmosférica exercida sobre um esportista quando participa de campeonatos na cidade de São Paulo (800 m) e na cidade de Bogotá, na Bolívia (3.000 m), aproximadamente.
A) São Paulo 0,4 atm e Bogotá 1 atm.
B) São Paulo 4.000 atm e Bogotá 1.000 atm.
C) São Paulo 0,7 atm e Bogotá 0,4 atm.
D) São Paulo 800 atm e Bogotá 3.000 atm.
E) São Paulo 0,9 atm e Bogotá 0,7 atm.